sábado, 17 de novembro de 2012

Carolina ♪






A segunda palavra mais descolada que eu aprendi nas aulas de alemão foi Volkswagen. (a primeira foi Auf Viederssen)
Volk= povo Wagen= carro. Portanto: carro do povo.
Hitler criou a Volkswagen no terceiro Reich e encomendou a fabricação de um carro popular e de baixo custo para o engenheiro Ferdinand Porsche em 1935. Ferdinand o desenhou, criou o primeiro motor refrigerado a ar e fez o logotipo da Volkswagen que na verdade é uma suástica com pequenas alterações.
Mas o que realmente me intriga é a brincadeira do fusca azul: quem, como, quando e por que, um dia avistou um fusca azul e pensou: “olha, um fusca azul! Vou dar um soco no braço da pessoa que esta do meu lado, dizendo “fusca azul” e ela não vai poder fazer nada”. Qual a lógica? Por que azul? Por que fusca? Por que um soco?
A brincadeira do fusca azul consiste em: a pessoa que avista primeiro um fusca azul, possui o direito/dever de dar um soco no braço da(s) pessoa(s) que está(ão) ao lado, pronunciando: “Fusca azul!” e esta(s) deve(m) receber o soco condescendentemente. Apenas.
É só isso mesmo a brincadeira: ver o fusca azul e dar um soco na pessoa do lado.
Assim:
- Fusca Azul! (soc)
Pronto, acabou.
Quem será que inventou isso e porque?
Será que foi Hitler tambem? Ele pode ter pensado: “Pessoal da Volkswagen, atenção: quero uma frota ariana de fuscas. Se eu ver um único fusca azul nas ruas eu vou socar vocês !!” e assim nasceu a brincadeira do fusca azul. 
Era isso que eu me perguntava enquanto tentava ensinar a brincadeira do fusca azul para minha vizinha, Carolina, dentro do  fusca amarelo do meu tio, à caminho do nosso almoço de domingo no Abrigo São Vicente.
Carolina é minha vizinha há quinze anos. Fomos melhores amigas na infância, mas havia muito tempo que eu não conversava com ela.
As vezes nos esbarrávamos nos corredores da universidade quando estávamos na graduação. Esporadicamente também nos víamos na academia e na Dejan Danças onde fazíamos aula de dança aos sábados, mas nunca engrenávamos uma conversa muito longa.
O convite para o almoço surgiu por acaso.
 O pai da Carolina consertou minha TV a cabo semanas atrás e meu tio convidou-o para almoçar conosco num evento beneficente do abrigo São Vicente.
Ele recusou porque já tinha feito planos de viajar com a esposa, mas Carolina aceitou o convite.
Domingo, as onze horas nos encontramos para ir ate o local do almoço e no caminho começamos a conversar sobre a vida, o universo e tudo mais.
Escolhemos assuntos neutros para criarmos empatia enquanto eu lembrava da época em que brincávamos de caça ao tesouro achando pedrinhas no meio da areia, do quanto eu amava o suco natural de maracujá que a mãe dela fazia,  da paixão que compartilhávamos pela família dinossauros.
Teve um natal que ela ganhou um “baby” de pelúcia e um vinil com musicas de natal cantadas pela família dinossauros. Desde então, toda vez que eu ia na casa dela pra brincar, a primeira coisa que a gente fazia era escutar e dançar a nossa musica preferida, que era uma que o baby cantava. O refrão era assim: “É natal... É natal... tempo de felicidade... É natal... É natal... feliz natal de verdade!!” 
Lembrei que ela levava a serio o que eu falava, mesmo que fosse a coisa mais idiota do mundo...
Por exemplo: na minha casa tinha dois pés de goiaba e um de ameixa, onde passávamos a tarde catando frutas e colocando numa sacolinha para comer depois. Foi a partir deste cenario que surgiu a minha teoria da goiaba: “Carol, comer goiaba é uma tremenda judiação com o bicho da goiaba! Porque a goiaba é o mundo do bicho da goiaba e nos estamos comendo o mundo dele. Do mesmo jeito que esse nosso mundo pode ser uma grande goiaba e nós os bichinhos... já pensou se vem alguém algum dia e morde esse mundo com a gente dentro??” Ela concordou e a gente só comeu ameixa por um bom tempo
Hoje discutíamos a ultima eleição.
Descobri que temos mais ou menos o mesmo posicionamento político.
Também descobri que o pé de acácia - onde uma vez um bicho me mordeu e eu fiquei doente e por isso não pude ir ao parquinho no fim de semana - ainda existe no quintal da casa dela... Acho que foi só o que parece ter resistido ao ação do tempo em nossas vidas.
Sorridente e simpática ela me contava que vai casar no mês que vem, falava sobre seu trabalho na Copel, sobre a viagem que ela fez na usina de Foz do Iguaçu, do acidente que presenciou na BR dias atrás..
Meu Deus, ela dirige!
E eu me lembrando dela andando de bicicleta.
 Com rodinhas.
Quase entrei no assunto com ela, para ver se ela se lembrava da nossa infância.
Mas desisti e perguntei outra coisa:
- Carol, você oficialmente é a única pessoa que eu conheço que cursou matemática e se formou em quatro anos... Eu tenho amigos que dizem que se terminar em sete anos é lucro! O que você fez? Mais importante que isso: te ensinaram a resolver um cubo de rubik?
- Hahahahah... na verdade eu levei meio nas coxas... não é tão difícil assim quanto falam. Minha mãe te contou que eu estou fazendo Engenharia na Fag agora? Mas e você? ainda faz academia la na frente da Unioeste? E as aulas de dança na Dejan? Parou?
- Parei. Não dava tempo, nem sobrava dinheiro com essa estória de estudar em Marechal Candido Rondon...
- Eu também parei... mas a Tati, minha prima, lembra? Ta fazendo academia no SESC e disse que é muito bom... por que você não fala com ela? Vocês podem ir juntas
- Vou pensar no seu caso... mas agora que seu pai consertou a TV a cabo, tá tããããooo difícil sair de casa hahahahaah
- Por falar em Tv a cabo, sabe que esses dias eu assisti família dinossauros no Tooncast e lembrei de você, Ana? Lembra de como a gente gostava?
- Nooooooosssaaaaaaa !!!! Se lembro! Você ainda tem aquele vinil, Carol? Por que eu já tentei baixar aquele álbum no 4shared e não consigo.
- É sério? Não né...Ai Aninha, sua tonta!!! hahahhaha
- Carol?
-Hã?
- Fusca Azul!!! (soc)

Um comentário:

  1. LOL
    Primeiro: você pesquisa essas partes da introdução ou sabe sabendo, mesmo??? rs...

    Eu brinco com fusca vermelho :((((((( mais um motivo pra dar mais socos! Fusca vermelho AND azul! :D

    Agora fiquei encafifada com o mundo do bicho da goiabada, destrui vários mundos. ^^

    Mudando de assunto, tá fazendo faculdade ainda, Anna? Tá sumida no twitter... :(

    ResponderExcluir