domingo, 14 de agosto de 2011

Malandragem ♪



Machado de Assis foi um apaixonado por jogo de xadrez.
Deve ser por isso que ele escrevia tão bem ... Dizem que jogar xadrez “desenvolve o cognitivo”.
Eu nunca tive paciência pra esse jogo.
Mas tudo bem, nunca serei um Machado de Assis mesmo.
Dizem que foi inventado na Índia há tipo ... séculos atrás ....
E muita metáfora já foi feita usando o jogo de xadrez: Já compararam-no com estratégias militares, já compararam com o sistema lingüístico (ETA SAUSSURE MARAVILHOSO)...
Para promover a 6º temporada de LOST, fizeram uma propaganda muito boa.
Era o Locke narrando uma pequena comparação do jogo de xadrez com a vida, dizia ele:

"O homem sábio disse, a vida é um tabuleiro de xadrez. De noites e dias. Onde os homens são peões de Deus, movidos aqui e ali. Deus lhes permite matar, e mata. E peça por peça, ele os coloca de volta na caixa. Porque há um destino para cada peça, para cada jogador, e para Deus. O destino será cumprido."

Olha como faz sentido: a alternância do branco e do negro lembrando a alternância do dia e da noite, do bem e do mal, da vitória e da derrota....é uma metáfora sobre a realidade da vida em constante mutação. E ainda tem o fato de que, no jogo, qualquer movimento de uma peça afeta todas as outras...Simboliza muito bem as ações da vida e as respectivas reações em cadeia sobre tudo o que está à volta.
Um dia, alguém teve a idéia de fazer um desenho em que as cores são dispostas em quadrado alternados, semelhantes ao tabuleiro do jogo de xadrez e costurar roupas bonitas.
Virou moda grunge em 1990.
Virou senso comum em 2011.
Eu visto xadrez.
Simpatizo profundamente com xadrez ####.
Team #.
Na verdade, eu sou xadrez.
Confessei isso recentemente na Unixerox, para a Van e a Lu.
Reparem também, que a moda xadrez avançou do desenho do tabuleiro de xadrez, que é divido em quadrados calculados e de duas cores: o xadrez da moda é bagunça; um traspassado de listras coloridas que sem querer formam quadrados.
Linhas horizontais sendo cortadas por linhas verticais e dentro das linhas tem linhas, dentro dos quadrados tem quadrados...
Dizer que aquela estampa xadrez é “azul”significa que ela é predominantemente azul, mas cada parte dela (cada quadrado ou listra) tem riscos e influências de outra cor.
Por me identificar com esses adjetivos xadrezísticos, é que digo que sou xadrez.
Também eu, sou como a estampa xadrez que uso: Cada fragmento do que se diz ser o meu caráter, é recortado por fragmentos de carater diferente... Cada opinião que eu digo que tenho, contém tem uma ressalva indicando que ela é verossimilhante neste momento, mas não é imutável...Cada tese, uma antítese...Cada referência uma influência.
Também eu, sou a dualidade de um tabuleiro de xadrez: alternando entre o bem e o mal, o ruim e o bom,....
Dualidade humana: quem nunca
Mais gente deve ser como eu, porque teve umas pessoas que tiveram o trabalho de estudar sobre isso. E chamaram de psicanálise.
E pra resolver esse impasse, um tal de Jung dizia que deveríamos permanecer entre os dois lados, suportando o conflito até encontrar uma terceira opção: algo que fosse capaz de unir a oposição. Se escolhermos um dos lados, sentiremos falta do outro. É aí que surge espaço para a criatividade.
Ou seja, tem que ter as malandragem, tá ligado?
Malandragem esta que nem sempre eu tenho, mas preciso muito. As in: ♪ Eu só peço a Deus um pouco de malandragem....pois sou criança e não conheço a verdade
Bom, isso é tudo. Agora vou viver meu dia, porque afinal: ♪ bobeira é não é não viver a Realidade. E eu ainda tenho uma tarde inteira ♪
Reparem que nesse clipe de malandragem que eu coloquei lá em cima, a Cassia Eller veste um pano xadrez, em cima de um piso xadrez.
Não é lindo ?

4 comentários:

  1. EU DISSE QUE VOCÊ DEVIA ESCREVER UM BLOG, PEQUENA!!! Que texto liiiiiiiindo! TEXTO LINDO!!!! Agora dá licença que eu vou ali no cantinho chorar agarrada nos meus joelhos, de tão lindo que esse texto é!!!!! Sua... sua... xadrez!

    ResponderExcluir
  2. hahahaha mas é muito parceira mesmo! Tinhamu Lu

    ResponderExcluir
  3. Aahhhhh... xadrez! Quem nunca teve um amor a primeira camisa xadrez? Eu tive!

    ResponderExcluir