domingo, 14 de agosto de 2011

♪ Stairway to heaven



Foi assistindo o extinto programa “historias do rock” apresentado pelo Casé Peçanha que eu conheci a Banda Spirit e que eu escutei esta história:
           Randy California foi o guitarrista e líder da banda Spirit. Pouca gente os conhece, embora outros grandes nomes da musica da época os considerasse a única banda de valor na América (palavras de um moço chamado Jim Morrison).
           Em 1967, Randy compôs “Taurus”. Ela se tornaria lendária nas mãos de outra pessoa: Jimmy Page. Ele a colocou na introdução de “Stairway to Heaven” que além de muito famosa, é tipo um troféu pra qualquer aspirante à guitarrista, quando aprende a dedilhar.
          Randy California não chegou nem perto com seu Spirit do que se tornou o Led Zeppelin. Morreu afogado em 1997. Não por vômito ou overdose, como o universo rock gosta de venerar. Tentava salvar seu filho que se debatia desesperado no mar. Seu filho sobreviveu. Sua música também, durante décadas... todavia, nas mãos de outro guitarrista.
          Outro exemplo: Tem gente que adora Caetano Veloso por causa dessa música:"Você não me ensinou a te esquecer" E ela é composição do saudoso Fernando Mendes, responsável pelos clássicos "Cadeira de rodas", "Menina da calçada", "Menina do subúrbio", "Menina da platéia", "Menina moça" e "Menina".
          Não que eu desmereça o Led Zeppelin e o Caetano Veloso, muito pelo contrário, acho ambos fantásticos no que fizeram com essas musicas.
         Dias atrás tive que apresentar um trabalho na aula da Bea sobre Raimundo Correia e precisei defende-lo da acusação de plágio de umas poesias francesas, argumentando que o fazer poético (e a arte no geral) não é só originalidade, mas também é uma reconstrução daquilo que já existe, um olhar diferente sobre o mesmo objeto.
          Pois então, meus caros .... Talvez vocês já saibam, mas o cantor Falcão (o do girassol no paletó, não o ex- da Deborah Secco) fez um cover de Another brick in the wall do Pink Floyd e a letra da musica era uma versão do “Atirei o pau no gato” famosa canção infantil.
Era mais ou menos assim: ♪ Atirei o pau no gato, mas o gato não morreu... Dona Chica admirou-se do berro que o gato deu ....HEY, CHICA deixa o gato em paz.Não vamos traumatizar o coitado do animal.Eu só joguei o pau no bicho pra ouvir o MIAUUU♪

Aí o Falcão foi pedir os direitos pro Pink Floyd e eles disseram NÃO.
NÃO !
Mas o melhor foi a resposta do Falcão: “Ok. Muito que bem.Quando eles vierem pedir pra regravar musica minha, tambem vou dizer não”
Por causa dessa história, pensei em dar o nome de “atirei o pau no gato” pra esse blog.
Mas desisti.
Porém dei o nome de “quanto mais principalmente” que é outra música do Falcão.
Só não me vão achar que eu sou fã de Falcão por causa disso.

3 comentários:

  1. Só você pra pensar num nome pro blog assim, desse jeito S2

    Bem vinda ao mundo [viciante] dos blogs, Anaaaaaaaaa =***********

    ResponderExcluir
  2. HAHAHAHAHAHAHAHA Adoro explicações sobre nomes :) ME GUSTA! ;D

    ResponderExcluir