domingo, 28 de agosto de 2011

Todo carnaval tem seu fim ♪




Poucas pessoas sabem, mas eu tenho uma banda de rock.
Imaginária, mas tenho.
Mariah é a empresária, Thais é a backing vocal, Liniker é o baterista, Ubi é o guitarrista solo e eu sou a vocalista e ~líder~ porque eu sou muito descolada (hahahahahahaha).
Precisamos ainda de um baixista e de um guitarrista base. Estamos estudando organizar um “American Idol” para escolhe-los, vamos ver ...
Como não podia deixar de ser, compusemos imaginariamente, a melhor musica que já foi escrita desde ~Brasilia Amarela~ (com direito a versos alexandrinos cuidadosamente metrificados e uma versão bônus em latim).
Devido ao estrondoso sucesso desta, foi que conquistamos muito prestigio, fama e dinheiro...ambos no mundo das idéias, onde também temos um fã-clube idealizado, para interagir com os fãs ficticios ....
Nosso primeiro acústico foi feito, não nos estúdios da MTV, mas dentro da van do Nelson, semanas atrás, como show de despedida da Neltur.
- Isso foi real, não foi imaginário –
Real e absolutamente inesquecível (ou não, não lembro direito).
Van lotada (cerca de 08 pessoas). Ubi no violão. Eu, Thais e Mariah no vocal e cantávamos todas as ~ metades~  das musicas de maior sucesso dos últimos tempos, que o Ubi sabia tocar:  
♫♪ Entre por esta porta agora e diga que me adora .... ♫♪ que me acha foda!, não espere eu ir embora pra perceber que .. ♫♪.Era a cigana, Sandra Rosa Madalena... ♫♪
Todos unidos na mesma sintonia, numa emoção só comparada com o final da primeira temporada de OC quando o Ryan foi embora.
Que bom seria se as coisas funcionassem um pouco como na minha imaginação às vezes...
Já pensou que louco se o que a gente tivesse vontade acontecesse?
Já pensou que louco seria se as coisas dessem certo e saíssem como foi planejado?
Já pensou que louco viver sem se preocupar com o que os outros pensam?
Já pensou que louco você gostar de alguém e ser correspondido?
Já pensou que louco você abrir seu e-mail e ao invés de "você tem 2640 mensagens não lidas", o Hotmail te avisasse: "você tem 2640 reais que não tinha conhecimento"?
Capaz que eu desmaio de susto se coisas boas me acontecerem.... não sei como lidar, não tenho experiência.
O que me resta é decorar o meu quarto com uma guitarra e sonhar que num mundo paralelo eu sou rockstar.
Me consolo escutando Los Hermanos, porque eles trabalham muito bem me fazendo sentir incluída nesse submundo dos marginalizados da sorte e descontentes da própria existência...
Não me apetecia quando eles eram a “banda da Ana Julia”, aí um dia assisti uma entrevista deles declarando que se inspiravam na banda Weezer.
Foi a primeira vez que eu escutei que alguém, além de mim, gostava de Weezer. Simpatizei.
(Se bem que eu sou fã poser de Weezer, na verdade só curto demais aquele clip deles com os Muppets.)
Aí eu assisti o clip do Los Hermanos para a musica “Primavera”. Pronto. Dia seguinte já tinha decorado a música.
Hoje é a banda do orgulho hipster, de pessoas que gostam de vestir xadrez, curtem filmes alternativos e possivelmente escutam Strokes, The Cribs, Belle & Sebastian, Darwin Deez...
Minha música preferida é a que se chama “O vencedor”, todavia, a que eu tenho escutado nos últimos tempos é essa que dá nome ao post:  “Todo carnaval tem seu fim”
Música que fala da descrença na mudança....desilusão porque todo esforço por mudança é inútil...Nada muda. Tudo tem uma sequência natural.Tudo está pronto.Dentro de um modelo.Um paradigma.
By the way: Uma vez a Vanessa me mostrou uma entrevista do Amarante, onde ele dá uma liçãozinha de moral num repórter metido a querer rotular Los Hermanos por causa da musica Ana Julia.
Perguntou o repórter: “Vocês vão ser sempre lembrados por Ana Julia né?”
Amarante (com um sorriso sarcástico e cara de quem tomou um chá de losna sem açúcar): “Nem sempre”
Repórter insiste: “Você se incomoda de serem sempre lembrados por Ana Julia?” Amarante: “não porque NEM SEMPRE”
Repórter: “É porque sempre quando tem Ana Julia tem a referência Los Hermanos/Ana Julia”
Amarante: “É uma música nossa, por isso tem a relação. Você queria saber o que mesmo ?”
(...)
Amarante: “Você já foi em algum show do Los Hermanos? E esse SEMPRE vem daonde?”
A entrevista fica ainda melhor depois, quando o guitarrista do Los Hermanos “leciona” sobre jornalismo comprometido e ético para o seu interlocutor.
Achei digno.
O Amarante em seus tempos de graduação, não devia ser aquele acadêmico celebridade que se achava rei porque era músico. Eu imagino até ele envolvido nuns dois ou três projetos do PIBID do curso de jornalismo dele e freqüentando reuniões do DCE.
Vou até ver se ele tem curriculum lattes.
Já o Marcelo Camelo respondeu numa entrevista (não lembro qual, nem onde) que eles não levam a sério pessoas que “analisam” as musicas deles porque “viajam” demais...
Disse que o que vale é a emoção que a sua musica causa no indivíduo que a escuta e não o que ele quis dizer quando a escreveu.
Concordo. Só que eu analiso mesmo assim.
Eu desobedeço regras. Não conheço etiqueta social. Frustro pessoas. Sou dessas.
Além do mais, eles não vão saber que eu fiz isso mesmo... não vão poder criticar.
Então...seguindo os “padrões prof. Bea” de analisar poesias, eu diria que:
A primeira coisa que me chama atenção na música é aquele trombone na intro tocando uma melodia de final de desfile no sambódromo.
O começo da música é o fim do carnaval.
Bom começo.
Aí tem a letra:

Todo dia um ninguém José acorda já deitado.Todo dia ainda de pé o Zé dorme acordado= Zé Ninguém está entediado, sem vontade de acordar e até quando ele esta acordado está sonhando.
Deve passar a madrugada na internet vendo vídeo, o Zé...
Ou em jogos do facebook.
Te entendo, Zé.

Todo dia o dia não quer raiar o sol do dia = Considerando que: Dias com sol= dias felizes....Dias sem sol= dias cinzas, tristes. Logo, a vida está passando em dias que seguem–se sem raiar, sem brilho, sem luz, sem contentamento...
Numa escala de Restart à Black Sabath são dias Ivan Lins.

Toda trilha é andada com a fé de quem crê no ditado de que o dia insiste em nascer .... mas o dia insiste em nascer pra ver deitar o novo = Todos os dias você renova as esperanças, movido pela crença popular: “todo dia é um novo dia”... “dias melhores virão...”
Porém o dia insiste em acontecer, somente pra acabar de novo .... porque nada de bom acontece do momento que se acorda ate o momento que se vai dormir.
Você coloca catchup, mostarda e batata palha em cima do bendito dia, pra ver se ele fica com gosto melhor, mas ele não fica.

Toda rosa é rosa porque assim ela é chamada.Toda Bossa é nova e você não liga se é usada = Tudo é do jeito que é, e você sequer questiona.
Já tive altas epifanias com esses versos nas duas primeiras aulas de segunda-feira.
E olha que eu to longe de ser uma boa aluna !
Não faço idéia se o Marcelo Camelo quando escreveu essa frase pensou no Saussure e no Bakhtin, mas ela resume tudo que eu aprendi em quase dois semestres na matéria de linguística.
Simples assim.
Luciane (a profe de lingüística) fala que para o estruturalismo de Saussure que abordava qualquer língua como um sistema, o que importava não era analisar o discurso (a fala) e sim a estrutura da língua (os elementos que a compõem e as relações que estabelecem para formar uma frase).
Como ela diria: “Para o estruturalismo, rosa é rosa porque nós a chamamos de rosa... para dominar o uso da língua não interessa que eu saiba porque ela tem esse nome e sim que ela possui esse nome”
Para o Bakhtin a pira é outra: Importava saber de onde vem, o que e como falamos para se apropriar do conhecimento pleno da língua: segundo ele você só pensa do jeito que pensa porque a sociedade te ensinou a pensar desse modo.
A sociedade produz o discurso, o discurso se transforma em ideologia e essa ideologia é o que vai formar a nossa consciência.
Por isso nenhuma palavra é neutra, ela carrega em seu significado as influencias do discurso da sociedade. “Toda palavra é ideológica” diz ele.
Em outras palavras: entende-se que “toda bossa é nova e você não liga se é usada” porque recebemos a informação de que bossa nova é um subgênero musical derivado do samba e surgido meados dos anos 50.
Mas se estivessemos em 1940 por aí, “bossa” era uma gíria carioca que significava jeito, maneira, modos (tipo: “Fulano tem bossa de artista” = jeito de artista)
E se fossemos estrangeiros e precisássemos procurar o significado da palavra no dicionário, iríamos encontrar outras definições, como por exemplo: nó de marinheiro ou forma que toma o vidro na sua elaboração.
Mas nós entendemos que ele quis falar da bossa nova no sentido de gênero musical,  porque estamos inseridos numa época e dentro de uma sociedade que nos ensinou, nos transmitiu cultura e onde é mais corriqueiramente veiculado e portanto mais comum este tipo de interpretação. Tá no ideário da nossa época.
O que isso tem a ver com os versos da musica, afinal?
Tem a ver que é por causa de tudo isso que eu expliquei, que pra mim, estes versos querem dizer: Linguistica, Who cares?
Quem se importa de onde vem o nome da rosa? Quem liga se a bossa é nova ou não?
E tem a ver que eu prestei atenção em pelo menos uma aula de lingüística...
E prestei atenção porque eu me importo com o nome da rosa e se a bossa é nova ou usada.
Me importo mesmo. Não gostou faz minhas provas, Los Hermanos.
Who’s bad ?

Toda banda tem um tarol, quem sabe eu não toco = Tarol é tipo um instrumento de percussão ... diz que é usado nessa música , mas eu não sei identificar a diferença do tarol para a bateria.
Instrumentos de percussão em geral -dizem- são os mais fáceis de tocar. Então: “quem sabe pelo menos isso, eu –que sou um inútil-consiga fazer...”
Ou se tu tiver lido Içami Tiba , Minutos de Sabedoria, papelzinhos de bala freegels e for tomado por um sentimento momentâneo de otimismo, isso pode soar assim: “Eis uma chance das coisas darem certo!! Deus é bom ...vou por um bom-bril na ponta da antena da TV e assistir o terço da rede vida”

Todo samba tem um refrão pra levantar o bloco = Não importa o quanto as coisas podem estar ruins (Jesus te ama), como o de costume estão ... mas mesmo quando estão ruins e rotineiras e banais .... pode acontecer alguma coisa boa.
Porque isso é fato...sempre acontece alguma alegria , em algum momento, até com a mais miserável das criaturas.
Afinal, se você não se alegrar um pouco, como é que vai se decepcionar depois?

Toda escolha é feita por quem acorda já deitado = você começa escolher no minuto que abre o olho, ainda deitado na cama: escolhe o humor, escolhe se vai colocar o despertador no soneca ou se vai levantar , se veste roupa de frio ou não...e por aí vai...
Moral da história:
Se você é um loser, a culpa é sua. Você que acordou e escolheu ser um loser.
Amanhã trata de acordar e escolher ser o Eike Batista, seu vermiçal !

Toda folha elege um alguém que mora logo ao lado = Se você reparar vai ver que muitas pessoas de sucesso são pessoas que você conhece: seu vizinho, seu parente, o amigo do seu amigo ...
Aí você, besta que é, pensa: “pode acontecer comigo também, não pode? um dia pode chegar a minha vez. Basta eu me esforçar e contar com a sorte”
Vai lá, tá esperando o que? vai jogar na loteria, se inscrever no Big Brother, comprar ficha pra “pescaria” em festa junina, mandar curriculum vitae pra Petrobrás ... vai lá ...quem sabe né ?
[Uhum...Senta lá Claudia ...]
Pelo menos no meu caso a sorte é só vizinha mesmo. E é bem daquele tipo de vizinha impertinente, que vara a madrugada fazendo festa ao som de forró à mil decibéis.
Uma vadia sem coração.
Parece que misteriosamente nunca se é a pessoa que mora logo ao lado e que a folha elege.... ou nunca o lado que se está é o lado certo...ou o esforço que se faz nunca é o suficiente...

Então o esquema é esse :
E pinta o estandarte de azul. E põe suas estrelas no azul = põe/coloca/desenha as estrelas do estandarte dentro da cor azul do estandarte... estandarte esse que você vai pintar de azul ... porque ele é azul ... porque ele sempre foi e sempre vai ser azul.
Esse é o verso da música que pretende te encorajar a ir para o lado azul da força.
Tenha paciência e continue fazendo o que tem que ser feito.
Don’t worry, Be Happy.

Pra que mudar? = pra mim essa pergunta me soa meio sarcástica. Palavras de alguém que sabe que as coisas são ruins e que não há perspectiva de uma mudança satisfatória... mas não quer se lembrar disso agora, deseja esquecer do que sabe e pelo menos por um periodo de tempo ficar contente.

Deixa eu brincar de ser feliz. Deixa eu pintar o meu nariz.= A felicidade é uma ilusão que você pode ter (e tem) momentaneamente. Tem um tom de súplica esse verso “Deixa eu me iludir um pouco”.

Todo carnaval tem seu fim.= eu sou daquelas que escuta falar “todo carnaval tem seu fim” e pensa: “Graças a Deus !” mas aqui o significado é mais profundo e deprimente: Representa que todo momento de felicidade (aqui figurado pelo carnaval) sempre acaba.

Pessoas cult, descoladas e inteligentes costumam ser pessimistas.
Não me confundam com elas.
Eu sou é azarada mesmo.
E preguiçosa demais pra ser pessimista ou otimista.
Posso cair no erro de ser bem simplória e generalista agora, maaaas... todo aspirante a filosofo que eu conheço é (pelo menos um pouco) pessimista.
Um dos culpados por isso deve ser aquele tal de Schopenhauer. Fiz um trabalho sobre ele uma vez: que mano cabuloso!
Na mesma proporção que a Luciana é fã de Harry Potter, ele é fã de sofrimento.
Pro Shops sofrimento é uma vontade que não está satisfeita e que está contrariada (ta escrito numa obra dele chamada Teoria da Liberdade da Vontade)
O sentido da vida é o sofrimento.
O sofrimento banha o mundo.
“Sofrimento para presidente”.
E no final da historia, você acaba concluindo que a destruição do mundo e um arranhão no seu dedo é tudo a mesma catástrofe. (O que na verdade é até bem reconfortante)
Ou seja, não existe “medidor” de sofrimento e ele é inerente à nossa existência.
Não é necessário, nem desnecessário, é inerente....e transitório também.
Chega a ser engraçado ver como todos sofremos e achamos que o nosso sofrimento sempre tem mais razão de ser que o sofrimento do outro...
Eu mesma to aqui escrevendo esse post na frente da TV e julgando os ~Colírios Capricho~.
É que hoje tem uma eliminatória e um daqueles mocinhos disse assim: “Eu batalhei muito, desde o começo, eu sofri bastante para estar aqui...eu mereço ganhar”
Até parece que ele trabalhava de cortador de cana no Nordeste.
Ai, ai ...
Mundo, mundo vasto mundo
Se eu me chamasse Raimundo
Seria uma rima, não seria a solução
Né mesmo, Carlos Drummond de Andrade?
Agora, para trazer ventura e alegria aos vossos corações, deixo-vos com estes belos versos do cantor gospel Regis Danese, que é pra ver se eu me redimo de tanta baboseira obscura relatada num post só:
Como Zaqueeeeeu ....quero subiiiiirr
♪...Entra na minha casaaa... entra na minha vidaaa...♪
Peço desculpas pelo final da história.Deixem seus e-mails nos comentários que eu prometo enviar uns power-points de motivação.
Aproveitando essa ocasião, vou sair para comprar umas felicidades (felicidade aqui pode ser traduzida como kitkat), porque, como dizem por aí, a vida é curta.
Curta demais pra um post tão longo.

7 comentários:

  1. Primeiro = a sua prova de linguística deste bimestre está pronta.

    Segundo = "Afinal, se você não se alegrar um pouco, como é que vai se decepcionar depois?" = o tipo de coisa que você fala tão espontaneamente que explica o porque eu gosto tanto de você.

    Terceiro = eu tenho uma queda pelo Chopp. Digo, Schops. (Chopp também, mas não vem ao caso agora, néam). Acho lindo gente que filosofa sobre o sofrimento. Mais lindo ainda quando escrevem livros articulados sobre o assunto, ao invés de ficar remoendo os sofrimentos da vida no ônibus da PgTur a caminho da facul.

    Quarto = escreve mais! Escreve sempre. SÉRIO.

    ResponderExcluir
  2. PS - Brahma manda um abraço e manda dizer que tá difícil viver esse amor, que o Fer já tem um namoro arranjado pra ela com um pastor alemão de raça pura, que ele acha que é mais digno pra ela, mas que ela vai sambar na cara da sociedade e ficar com o pintcher nº1 de amante. Ah, e manda dizer pra você não esquecer os bons drinks quando vier visitar a Lu.

    =**

    ResponderExcluir
  3. Como cansar de ler esse post? Não dá!
    Lembrei de quando limpei a casa cantando "Primavera" umas 2774 vezes ^^ e bailando com o rodo. ^^

    ResponderExcluir
  4. gostaria de conversar com mais gente assim...

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  6. Vc é sexy sem precisar de um corpo e rosto para isso... ;)

    ResponderExcluir